• Roni Carlos Costa Dalpiaz

"DAME DOS"

Muitos anos depois do inesquecível “dame dos”, os Hermanos estão de volta!

Na década de oitenta os argentinos invadiram o Brasil e em consequência as praias gaúchas, comprando tudo o que viam pela frente e como o câmbio era muito favorável, pediam sempre dois: “Dame dos”.



Hoje novamente o câmbio favoreceu a vinda dos argentinos, mas não só deles, os uruguaios e os paraguaios também vieram. Porém todos com pouco dinheiro.

Nos anos anteriores a vinda dos Hermanos não foi tão grande e embora não influenciarem no resultado das receitas do verão, sempre o incrementaram para melhor. Neste verão aconteceu o contrário, os argentinos foram essenciais para o sucesso da temporada, enquanto os brasileiros se tornaram o complemento.

Quero fazer uma análise sobre a vinda dos argentinos e o planejamento da cidade para isso.

Primeiro, não há nenhuma relação entre as duas coisas. A escolha dos argentinos por Torres ou qualquer outra praia no RS ou em SC foi estritamente econômica: é mais barato vir para cá do que ir para as praias uruguaias ou argentinas.

Segundo, não houve e nem há planejamento para atrair ou receber esta quantidade de Hermanos.

Resumindo: toda esta quantidade de argentinos que aportou por aqui foi obra do “acaso”, com ajuda da política econômica do governo federal.

Fecho a análise com a resposta para a pergunta pronta antes do início da temporada e ao final dela: A temporada foi muito boa para diversos setores, principalmente para o hoteleiro, imobiliário e gastronômico.

Que bom, porque todo torrense sabe que se a temporada for boa, o resto do ano também será e o contrário também é verdadeiro. Então pelo que vimos neste verão, o outono, o inverno e a primavera serão também bem favoráveis, assim espero!


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo